SDs da Coelha

Você baixinho, gordinho e de olho grande!

O Mito dos Olhos Grandes

em 20/04/2010

“Mas pra que esses olhos tão grandes?”
VERMELHO, Chapeuzinho

Reza a lenda que os japoneses empregam os olhos grandes em suas criações para compensar o pequeno tamanho dos próprios olhos. O ocidente é pouco egocêntrico ao afirmar uma ladainha dessas, não é?

Para os desavisados, os olhos oblíquos não impedem a boa visão, uma vez que junto com a fenda palpebral menor, o globo ocular também é menor (ou você acha que uma vítima ocidental de hipertireoidismo enxerga mais que um oriental saudável?). Podemos ter os menores olhos de todos, mas se nossas pupilas ficam expostas à luz e não se tem nenhum problema de vista, enxerga-se como qualquer outro nas mesmas condições, ao contrário do que mostra a piada de mau gosto (porém engraçada, devo admitir) :

A fisionomia tradicional do mangá é invenção de Tezuka, fã do teatro japonês (Kabuki). No Kabuki, os artistas usavam todos os recursos que o Japão construiu ao longo de sua história. Toda a tradição dos gestos, expressões, e estética de samurais e geishas é encontrado no Kabuki, modalidade do teatro japonês que encena poesias antigas. As maquiagens são muito mais expressivas no Kabuki do que na vida real, claro, mas é justamente por causa dessas maquiagens extravagantes que o mangá ganhou olhos tão grandes. A história é a seguinte: quando Tezuka era jovem, costumava frequentar ao teatro japonês religiosamente. Entretanto, o menino não era provido de muita condição monetária, por isso, assistia às peças de longe. Como você deve ter reparado, as maquiagens são muito carregadas na parte dos olhos, indo das pálpebras às sobracelhas. De longe, essa maquiagem se tornava olhos enormes na opinião de Tezuka, que por sinal, achava lindo e muito eficiente quando o negócio era se expressar. Daí os olhos tão grandes e brilhantes. Ressalto que em momento algum o mangaka (quem desenha mangá) é obrigado a usar os olhos grandes, mas realmente é difícil descartar um detalhe tão particular e apelar para detalhes de menor relevância.

[créditos da piada do motorista asiático: http://www.capinaremos.com]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: